Seis deputados estaduais de São Paulo filiados ao PSDB-SP e um do Cidadania-SP decidiram migrar para o PSD após um encontro com o presidente da sigla, Gilberto Kassab. A decisão foi comunicada pelo próprio Kassab em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira, 5.
Entre os tucanos que deixarão o partido estão Rogério Nogueira, Carlão Pignatari, Barros Munhoz, Analice Fernandes, Maria Lúcia Amary e Mauro Bragato. O deputado do Cidadania é Dirceu Dalben.
"Nesta quinta-feira, o PSD recebeu uma ótima notícia de sete grandes quadros da política paulista. Os deputados estaduais anunciaram o compromisso de se filiarem ao PSD no próximo dia 4 de março, durante a janela partidária. Estaremos juntos, trabalhando por um PSD cada vez mais forte, com lideranças qualificadas e sucesso eleitoral em outubro", escreveu Kassab em publicação no Instagram.
Na postagem, o presidente do PSD também elogiou a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Todos cada vez mais entusiasmados com a extraordinária gestão do nosso governador Tarcísio de Freitas e firmes no seu projeto de reeleição em 2026", concluiu.
Kassab é secretário de Governo e Relações Institucionais na atual administração e já declarou que se sentiria "privilegiado" caso fosse escolhido como candidato a vice em uma eventual chapa com Tarcísio na disputa pelo governo paulista.
No entanto, Tarcísio afirmou nesta quarta-feira, 4, que a definição do vice na chapa à reeleição ficará para um momento posterior e deverá ser tomada em consenso com os partidos que integram sua base de alianças.
O presidente do PSD também já havia manifestado publicamente apoio e entusiasmo a uma possível candidatura de Tarcísio à Presidência da República, mas o governador reafirmou que não disputará o pleito após o ex-presidente Jair Bolsonaro indicar o filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como seu sucessor político. Esse cenário chegou a ser visto como uma possível abertura para Kassab tentar o governo de São Paulo com o apoio do atual mandatário.
Paralelamente, Kassab tem articulado uma chapa presidencial própria para o PSD sem Tarcísio. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, filiou-se à legenda para viabilizar sua pré-candidatura à Presidência. No total, o partido conta com três pré-candidatos ao Planalto: Caiado, e os governadores Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR).
Segundo Kassab, trata-se de três nomes "muito preparados". "São três governadores com aprovação extraordinária", afirmou na semana passada.
0 Comentário(s)